Excesso de velocidade, uso indevido da faixa exclusiva e estacionamento irregular, são campeões entre as infrações de trânsito no Distrito Federal, em 2022, segundo levantamento do Departamento de Trânsito (Detran/DF). Com 1.392.566 registros, o excesso de velocidade lidera o ranking (veja ranking abaixo) que motivou a realização de uma campanha educativa em algumas regiões administrativas.
Ranking:
Excesso de velocidade: 1.392.566
Faixa exclusiva: 200.112
Estacionamento irregular: 197.989
Avançar o sinal vermelho do semáforo: 110.102
Manuseio de celular: 96.259
Deixar de usar o cinto: 87.909
Alcoolemia ao volante: 32.929
O presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, David Duarte Lima, explica que o número elevado de multas por velocidade é maior porque há mais fiscalização, por causa da instalação de 743 radares fixos, os chamados "pardais", e da presença de radares móveis nas vias do DF. "Se a gente fiscalizar a questão de estacionamento irregular da mesma forma, esses números seriam diferentes", compara.
Em segundo lugar, está o uso indevido da faixa exclusiva para ônibus, seguido pelo estacionamento irregular. No quarto lugar ficou o avanço ao sinal vermelho, com 110.102 registros. O estudante de administração, Victor Hugo Lanzaro cometeu a infração quando dirigia para a faculdade. ''Eu só lembro que estava atrasado e decidi avançar o sinal com medo de chegar muito tarde para aula", explica.
Lanzaro confessa que depois de levar a multa começou a repensar suas atitudes no trânsito. E continua: "Comecei a sair mais cedo de casa para evitar esse tipo de comportamento e parei de me fiar na velocidade. E fiquei pensando muito em como poderia ter causado um acidente," admite.
Mudança de regra
Em evento realizado nesta semana com representantes de concessionárias de automóveis, a governadora em exercício, Celina Leão (PP), anunciou que não será necessário quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano corrente para realizar a transferência da titularidade do carro. De acordo com a governadora, o setor é um dos que "impulsiona o comércio e a economia".
Ações educativas
Pensando em conscientizar a população dos riscos no trânsito, até 22 de janeiro, o Detran fará ações educativas em várias regiões administrativas. Hoje, entre as 5h30 e as 8h, o órgão vai estar presente no Centro de Taguatinga, haverá o Café na Faixa. Nessa ação, as equipes do Detran orientam pedestres sobre a maneira correta de atravessar a via, enquanto os motoristas recebem dicas sobre a sinalização. Das 10h às 11h30, uma blitz educativa estará montada na Rua do Lago, em Brazlândia; e, às 16h30, será apresentado um espetáculo teatral na colônia de férias Plim, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do DF.
Amanhã haverá contação de histórias na Casa das Artes da CLN 102, na Asa Norte, entre as 12h e as 17h e, às 14h30, um espetáculo teatral será apresentado no Recanto Andalásia, no Park Way. No sábado (dia 21), das 8h às 12h, haverá ação educativa com mímicos e espetáculo teatral no Taguaparque, em Taguatinga. Também nesse local, o projeto Detran nos Parques levará ações das 8h30 às 11h50.
Quem não quer ser multado por dirigir em velocidade acima do permitido para a via é preciso estar atento, pois os valores aumentam na medida em que o carro acelera e variam de R$ 130,16 a R$ 880,41.