A Secretaria de Estado do Entorno sediou, nesta terça-feira (15/04), um encontro entre representantes de prefeituras, a Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG/GO) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). O objetivo foi apresentar e discutir possibilidades de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões públicas que podem ser adotadas pelos municípios como soluções modernas na gestão de serviços e no desenvolvimento de infraestrutura, no avanço em direção ao conceito de cidades inteligentes.
Participaram da reunião representantes de Águas Lindas de Goiás, Planaltina de Goiás, Luziânia e Novo Gama — quatro dos sete municípios inicialmente envolvidos na proposta, que também contempla Formosa, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás.
O encontro foi conduzido pelo chefe de gabinete da Secretaria do Entorno, Gleiston de Paula, ao lado do subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, da SGG, Renato Lyra. A apresentação técnica ficou por conta do presidente do IPGC, Leonardo Santos, que detalhou sobre o trabalho da instituição na estruturação de projetos para as cidades.
“É muito importante fazer essa articulação com os municípios. A SGG, com toda a sua estrutura e expertise, está empenhada em compartilhar com as prefeituras as oportunidades de acesso a soluções modernas e a tudo que o Estado pode oferecer’’, destacou Gleiston.
O IPGC atua como parceiro técnico na estruturação de PPPs, realizando estudos de viabilidade, modelagens e oferecendo suporte jurídico a municípios e estados em todo o país. Em Goiânia, onde o projeto de cidade inteligente já está em implantação, o modelo permitiu uma redução de quase 50% nos custos em relação ao que era anteriormente gasto — e isso com a inclusão de uma série de melhorias e inovações previstas no novo escopo.
O modelo apresentado prevê a estruturação de projetos nas áreas de iluminação pública, segurança, educação e infraestrutura, com possibilidade de financiamento por meio de concessões ou parcerias com a iniciativa privada.
“Nosso compromisso é oferecer apoio técnico e jurídico aos municípios para desenvolverem projetos voltados para cidades inteligentes, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços”, explicou Renato Lyra, subsecretário da SGG.
Participação dos municípios
O encontro contou com a participação de lideranças municipais, que destacaram a importância da iniciativa e do encontro.
“Gostei muito da apresentação e da iniciativa do Governo em disseminar essa ideia. Temos interesse em conhecer mais a fundo e, se for viável, avançar de forma concreta na implantação de uma PPP”, afirmou Jorge Tadeu, secretário de Gestão Estratégica de Águas Lindas de Goiás.
Para o vice-prefeito de Planaltina de Goiás, Zezinho do Planalto, a proposta apresentada é bem-vinda e tem potencial de avanço no município: “Já estamos familiarizados com a proposta de cidades inteligentes e seguimos de portas abertas para aprofundar esse diálogo e avançar nesse projeto”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Luziânia, Marcos Melo, e o secretário de Infraestrutura de Novo Gama, José Maurício, participaram das discussões e esclareceram dúvidas.
A Secretaria do Entorno segue atuando de forma integrada com o Governo de Goiás e os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE) para viabilizar soluções que promovam inovação na gestão pública, melhoria dos serviços urbanos e a construção de cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.
Secretaria de Estado do Entorno do DF|Governo de Goiás