Em referência ao Agosto Lilás, a Polícia Civil do Estado de Goiás e a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) realizaram, nesta quinta-feira (29), o Seminário “Justiça e Proteção para todas”, em Valparaíso de Goiás, na Região Metropolitana do Entorno (RME). O evento reuniu profissionais da segurança pública, saúde e assistência social para falar sobre a rede de apoio e proteção às mulheres que são vítimas de violência de gênero.
A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, participou da mesa “Direitos das mulheres em cargos de representatividade política”, junto à deputada estadual Zeli Fritsche e à psicóloga Luciana Mendes. Caroline Fleury citou que as candidaturas femininas representam cerca de 33% do total, pouco acima da cota de 30%. “Nós somos 52% da população e temos um olhar diferente quanto às políticas públicas, até por uma questão de vivência. A mulher entende sobre a menstruação, climatério, gravidez, lactação. Então é muito importante a mulher em todos os cargos”, frisou.
Caroline Fleury colocou também a importância de tornar acessível os canais de denúncia e as redes de acolhimento às vítimas, para que o ciclo de violência possa ser encerrado. “Não podemos perder vidas apenas pelo fato de serem mulheres. O agressor é conhecido, está dentro de casa. A violência envolve a questão econômica e psicológica, não é só física”, lamentou.
Como representante da classe, a deputada Zeli Fritsche reforçou a importância de aumentar a participação feminina na política, Já Luciana Mendes falou sobre a necessidade de investir em informação educacional, para mudar a cultura do machismo, e para incentivar o aumento da participação feminina em cargos de decisão, seja na política seja na iniciativa privada.
Na mesma linha, a delegada da Delegacia Especializada da Atendimento a Mulher (DEAM) de Valparaíso, Sâmya Noleto, uma das idealizadoras do evento,reforçou a importância da informação contra a violência: “Tão importante quando punir os agressores é evitar que esse tipo de crime ocorra, por isso, eventos como esse são importantes para falar sobre a existência de uma rede de proteção e sobre a necessidade de levar esse ensinamento a todas as esferas da sociedade, incluindo dentro das escolas, para que haja uma mudança de cultura”.
Denuncie
Nos últimos seis anos, o Governo de Goiás tem intensificado políticas públicas voltadas para mulheres em situação de violência, com destaque para o programa "Goiás por Elas", que oferece auxílio financeiro mensal e prioriza o acesso a serviços essenciais como moradia, transporte, e qualificação profissional. Iniciativas como o Batalhão Maria da Penha, a reestruturação das delegacias especializadas e a criação das Salas Lilás têm reforçado a segurança e garantem o acolhimento das vítimas.
Caroline Fleury, lembra que a mulher pode acionar o 180 ou usar o protocolo Sinal Vermelho, e que, em Goiás,existe o aplicativo Mulher Segura amplia e facilita a rede de apoio às vítimas e oferece às mulheres serviços de proteção e incentivando denúncias.”O Governador Ronaldo Caiado e a Primeira-dama Gracinha Caiado levam essa pauta muito a sério, para que nenhuma mulher fique submetida a situações de violência”, finalizou.
Secretária do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás