A percepção de insegurança na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME) tem mudado significativamente. “Nas ruas, é comum ouvir frases como ‘posso deixar minha loja aberta’, ‘ando na rua mexendo no celular sem medo de ser furtada’ e ‘Uber para trazer a gente de Brasília para cá está bem mais fácil de encontrar’ representam uma mudança profunda”, destacou a secretária de Estado do Entorno do DF, Caroline Fleury. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), essa sensação de maior segurança reflete uma real redução nos índices de criminalidade em diversos delitos.
Os dados da SSP-GO revelam que, no último ano, houve uma redução média de 26,60% na criminalidade geral nos 13 municípios que compõem a RME. Os furtos e roubos a pessoas nas ruas caíram mais de 35%, evidenciando o sucesso das políticas de segurança implementadas. Segundo o Comandante Regional da Polícia Militar do Entorno Sul, Tenente-Coronel Arantes, a PM tem observado reduções constantes em todas as modalidades criminosas nos últimos anos. “Nós alcançamos um patamar praticamente de excelência. Nosso trabalho diário visa manter esses índices baixos, focando na prevenção. Nossa meta é reduzir, no mínimo, 10% em relação ao ano anterior em todas as modalidades criminosas”, explicou.
As ações e políticas adotadas pelo Governo de Goiás foram possíveis graças à união das forças de segurança do estado, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Penitenciária. Caroline Fleury destaca que o trabalho do Governo de Goiás transformou o cenário da região. “Hoje, temos duas das três melhores cidades para se viver no estado aqui na nossa região, e isso se deve muito à segurança. Nossos municípios, além de lindos e bem localizados, são altamente atrativos para investimentos por serem seguros”, ressaltou.
Segurança é o lema
Nos últimos anos, o Governo de Goiás tem transformado a vida dos moradores e visitantes do Entorno. “O aumento da segurança não só melhora a qualidade de vida, mas também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da região. Com mais segurança, comerciantes se sentem confiantes para manter seus estabelecimentos abertos por mais tempo, turistas exploram as belezas locais sem medo, e a população em geral desfruta de um ambiente mais tranquilo e harmonioso”, afirmou Fleury.
“A continuidade dessas políticas e ações de segurança é essencial para garantir que os índices criminais continuem a cair e que o Entorno do Distrito Federal se mantenha como um exemplo de segurança e progresso”, concluiu o Comandante Cel. Arantes.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás