Novo Gama, em breve, entregará mais um prédio público. Dessa vez, a Casa Abrigo da cidade traz mais dignidade às crianças e adolescentes, e aos que atuam no serviço de acolhimento. O local está sendo construído próximo ao Batalhão da Polícia Militar e cerca de 20 funcionários deram início às sapatas.
Sapatas é um tipo de fundação superficial, feita de concreto armado, dimensionada para que a carga dos pilares seja limitada para o solo por meio de suas bases. Após esse processo, na próxima semana, será iniciada a fase de concretagem, para finalmente iniciar a fase da alvenaria.
As obras custarão mais de R$ 2,8 milhões de reais, provenientes de emenda parlamentar da deputada federal, Magda Moffato. A Casa, quando estiver pronta, contará com a Quadra Poliesportiva; Piscina; Parque infantil; Pátio de Jogos; Sala de TV; Sala de Estudos; Dormitórios para até 25 crianças de 0 a 15 anos, sendo todos os dormitórios suítes. Serão 36 ambientes internos em uma área territorial de mais de 2 mil metros quadrados.
As casas abrigos desempenham um papel fundamental na sociedade, afinal, oferecem proteção e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, como vítimas de violência doméstica, abandono, ou em situação de rua. Esses locais afastados para a reintegração social e a recuperação dessas pessoas, promovendo um recomeço digno.
Ao oferecer cuidados adequados, o governo municipal preza pela proteção, educação e apoio emocional a essas crianças, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para elas.