O Projeto Bem-Estar Animal foi lançado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás em 2021, oferecendo serviços de castração, vacinas e cirurgias para cães de gatos de forma totalmente gratuita. O prefeito destacou a importância da iniciativa.
“Nós somos a única cidade do estado de Goiás e entorno, que tem uma casa específica para cuidar dos animais com tratamento clínico e cirúrgico, e também nós temos uma castração contínua”, disse.
Na ocasião, o vice-prefeito Jorge Amaro, ressaltou que a castração é muito importante para o controle da natalidade dos animais, evitando que os mesmos venham a ser abandonados.
O mutirão da castração teve início no dia 10 de janeiro e vai se estender até março, de acordo com a coordenadora do projeto, Dra Maria de Fátima, o mutirão é para dar celeridade aos atendimentos, que já estavam marcados em 2022.
Requisitos para castração
O projeto atende famílias de baixa renda que residem em Águas Lindas de Goiás. É obrigatório possuir comprovantes com uma renda máxima de até 2 salários de todos os integrantes da família e comprovante de residência.
Castração um ato de amor
É um procedimento cirúrgico relativamente seguro e favorece rápida recuperação do animal (cerca de uma semana). Executado sob anestesia geral proporcionando ao animal ausência de dor durante a cirurgia. Nesta cirurgia são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos, órgãos responsáveis pela reprodução. Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 5 meses, sem que isto interfira no desenvolvimento normal do animal.
A castração traz ainda uma série de benefícios para os animais de estimação e para a sociedade. Castrar é um ato de responsabilidade, pois previne possíveis doenças, e contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas que frequentemente acabam abandonadas ou em situação de maus-tratos.
Suspensão Temporária das inscrições
Com intuito de melhor atender a população e seus bichos de estimação, a prefeitura suspendeu as inscrições para novas castrações e consultas até o final do mutirão, para evitar filas. A previsão de volta é para o mês de março. Para mais informações acesse o site da Prefeitura Municipal.
Secom – Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)
Fotos: Beto Castanheiro