Entre a noite de sexta-feira (23) e a madrugada de segunda-feira (26), os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal flagraram 69 motoristas dirigindo veículos sob influência de álcool. É o que mostra o balanço do fim de semana realizado pela Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito.
Além dos flagrantes de alcoolemia, outras irregularidades foram motivo de autuação por infringir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): 20 condutores inabilitados, 15 com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias e 16 que pilotavam motocicleta com o escapamento alterado.
Os flagrantes ocorreram em Águas Claras, Ceilândia, Noroeste, Plano Piloto, São Sebastião e Taguatinga. No total, 550 condutores foram envolvidos pelas equipes de fiscalização e 490 fizeram o teste do etilômetro. Os agentes ainda autuaram 136 condutores por infrações diversas e removeram 53 veículos ao depósito.
Operação Rescaldo
Dentre os 69 condutores autuados por veículo embriagado, 21 foram flagrados na Operação Rescaldo, que ocorre nas primeiras horas do dia com foco naqueles condutores que optam por transitar nas vias públicas sob efeito de álcool imaginando que nesse horário não há fiscalização de trânsito.
“Quem pensa em driblar a fiscalização precisa ter consciência de que, pior que ser parado na blitz e impedido de continuar na direção do veículo alcoolizado, é a possibilidade de se envolver em um sinistro de trânsito que pode deixar graves prejuízos à vida, à saúde e às finanças pessoais”, explica o diretor de policiamento e fiscalização de trânsito, Clever de Farias.
Um condutor foi preso e encaminhado à delegacia, pois o teste de alcoolemia acusou índice considerado crime, conforme previsto no artigo 306 do CTB.