A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 2ª Delegacia de Polícia, conforme investigações e requerimento de medida cautelar ao Poder Judiciário, na data de 22/03/2023, deu cumprimento a mandado de prisão preventiva de um homem, 19 anos, pelo crime de roubo com emprego de faca e concurso de pessoas. Um dos roubos foi praticado em 26/02/2023 pelo autor, com emprego de faca, que contou com o apoio de dois menores que foram identificados pela 2ª Delegacia de Polícia.
Na referida data, o trio abordou e anunciou assalto contra duas vítimas na Quadra 410 Norte, próximo a uma escola, subtraindo dois aparelhos celulares. Durante as investigações, apurou-se que o trio, após a prática do roubo, se evadiu valendo-se de um veículo Gol de cor cinza, cuja placa foi identificada. Assim, as investigações avançaram, chegando-se a identificação completa dos autores do roubo, logrando-se, ainda, com a localização e apreensão do veículo envolvido no crime.
O homem preso confessou o crime na 2ª Delegacia de Polícia. Foi apreendida uma sandália idêntica a que foi utilizada pelo autor no momento do roubo. Por sua vez, os dois menores que agiram com o autor, também foram encaminhados a DCA onde confessaram o roubo.
As investigações continuam para verificar se o trio está envolvido em outros roubos no Distrito Federal. O homem de 19 anos foi preso em flagrante em 2022 também pelo crime de roubo e estava em liberdade provisória. Por sua vez, os dois menores que foram identificados e conduzidos à DCA também possuíam diversos atos infracionais.
Se condenado pelo crime de roubo majorado em razão do emprego de faca e concurso de pessoas, o autor pode pegar uma pena máxima de até 20 anos.
Aos menores poderão ser aplicadas medidas socioeducativas a serem avaliadas pela Vara da Infância, dentre estas, até mesmo a de internação.
Fonte: PCDF