Nesta quinta-feira (23), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 15ª Delegacia de Polícia, deflagrou a Operação House Safe. A ação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão. Dois homens foram presos por força de mandado de prisão e um em flagrante.
De acordo com a delegacia, a investigação durou cerca de oito meses, período em que os policiais da 15ª DP conseguiram identificar o envolvimento do grupo criminoso em dez crimes de roubos e furtos em residência, nas cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Recanto das Emas, Taguatinga e São Sebastião.
O trio criminoso costumava agir de maneira semelhante, utilizando-se de veículos sem procedência para inicialmente furtar residências vazias. Um indivíduo permanecia no veículo, enquanto os outros dois adentravam nas residências, caso se deparassem com alguém, através de ameaça com emprego de arma de fogo, rendiam as vítimas para obterem êxito na subtração.
Durante as buscas, foram localizados diversos televisores, aparelhos celulares, videogames, computadores e vários objetos oriundos dos roubos e furtos perpetrados pelo grupo criminoso, além de 300g de cocaína, balança de precisão, uma pistola calibre 9mm e um simulacro de submetralhadora, e R$ 1 mil, em espécie.
Três homens, de 23, 24 e 29 anos, foram presos e autuados por associação criminosa, roubo na forma majorada, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, podendo receber penas que somadas podem chegar a 30 anos de reclusão. Outro envolvido, de 53 anos, com extensa ficha criminal, considerado o líder do grupo criminoso, encontra-se foragido. Todos os presos possuem passagens pelos crimes de roubos e furtos em residência, roubo e receptação.
Assessoria de Comunicação – ASCOM/DGPC