A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por intermédio da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12) a Operação “Black Hat” em desfavor de cibercriminosos que realizavam chantagem após tentativa de ataque de ransomware contra instituição bancária da Capital Federal.
Os criminosos pediam 50 Bitcoins, cerca de R$ 5,2 milhões, para não vazarem o que supostamente teria sido acessado.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo/PCSP, objetivando o cumprimento de mandado de prisão e de 3 (três) mandados de buscas e apreensão domiciliar na cidade de São Paulo e 2 (dois) mandados de buscas e apreensão domiciliar na cidade de Santos/SP.
Trata-se de investigação relacionada ao Inquérito Policial tramitando em Vara Criminal de Brasília, instaurado com o objetivo de identificar a autoria dos crimes de extorsão (art. 158 do CP) e de invasão de dispositivo informativo (art. 154 – A do CP).
Segundo apurou-se, um grupo criminoso cujos integrantes não foram totalmente identificados, dotado de conhecimento ligado ao hackerismo, tentaram invadir a infraestrutura de informática do banco.
Além disso, foi exigido da instituição bancária o pagamento de 50 bitcoins, valor cotado em R$ 5.273.772,22 no dia 05/10/2022, para não divulgarem supostos dados de clientes.
Individualizando-se, por conseguinte, as respectivas condutas, que, nesta fase inicial, indicam a prática do crime descrito no artigo 158, caput, do CPB (Extorsão) pena de reclusão, de quatro a dez anos, e multa; de invasão de dispositivo informativo (art. 154 – A do CP), Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa e, possivelmente, artigo 288, do mesmo Estatuto Penal (associação criminosa) pena de 1 a 3 anos.
*Black hat— faz referência ao termo utilizado no universo digital para se referir a pessoas que tentam acessar informações ou atingir objetivos sem a autorização do site ou da empresa em questão, podendo inclusive cometer crimes. Transportado esse conceito para o SEO, então, as técnicas de Black Hat são aquelas que, em vez de tentar melhorar a página frente o algoritmo de busca, tentam burlá-lo.
Traduzido do inglês, um chapéu preto é um hacker de computador que geralmente viola leis ou padrões éticos típicos. O termo se origina dos faroestes dos anos 1950, quando os bandidos geralmente usavam chapéus pretos e os mocinhos, chapéus brancos.
*ransomware—é um tipo de malware de sequestro de dados, feito por meio de criptografia, que usa como refém arquivos pessoais da própria vítima e cobra resgate para restabelecer o acesso a estes arquivos. O resgate é cobrado em criptomoedas, que, na prática, o torna quase impossível de se rastrear o criminoso.
*Deep web— Deep web e surface web conformam uma divisão do conteúdo da rede mundial de computadores quanto à indexação feita por mecanismos de busca padrão. Deep web corresponde à parte não indexada e surface web é a parte indexada.
*hackerismo— O termo em inglês é tido como o ato de programar ou utilizar qualquer outro recurso para tentar invadir ou modificar algum sistema. Porém, podemos estender o seu significado para o ato de realizar qualquer modificação em algum sistema.
FONTE: Web
PCDF