Moradores de Roanoke (Louisiana, EUA) ficaram surpresos na semana passada ao encontrar na cidade um dos tanques T-90 do Exército de Vladimir Putin que foi capturado pelas forças ucranianas na guerra iniciada em fevereiro do ano passado. O blindado estava estacionado numa parada de caminhões.
O monstruoso veículo militar foi deixado no local, à beira da rodovia Interestadual 10, depois de ser enviado para os EUA. Os funcionários do Peto's Travel Center and Casino ficaram surpresos quando viram o tanque aterrorizante jogado do lado de fora do estabelecimento.
Uma etiqueta de remessa na lateral do cano da arma principal sugere que o tanque possa ter sido enviado do porto de Gdynia (Polônia), às margens do Mar Báltico, próximo do território russo de Kaliningrado.
Rastreadores de inteligência de código aberto afirmam que o tanque T-90A foi capturado pelas forças ucranianas em setembro passado, na turbulenta Kharviv, em meio à invasão da ex-república soviética pela vizinha Rússia.
A formidável máquina de guerra russa ficou sem vigilância na parada de caminhões por vários dias, deixando os motoristas que passavam perplexos.
O tanque de última geração estava sendo transportado pelo estado da Louisiana quando a transmissão do caminhão que o rebocava de repente quebrou. O motorista teve que ir a Houston (Texas) para substituir o veículo e perguntou aos funcionários do Peto's se poderia deixar o tanque lá até que ele voltasse, segundo o site "The Drive".
Acredita-se que o veículo blindado possa estar indo para o Centro de Testes de Aberdeen, do Exército dos EUA, localizado em Maryland, para testes de armas ou exercícios de treinamento. O tanque deverá ser examinado por militares dos EUA para obter informações sobre o equipamento do qual a Rússia depende em batalha. Especialistas podem avaliar suas capacidades e vulnerabilidades por meio de engenharia reversa.
As forças ucranianas já teriam retirado alguns componentes-chave após a apreensão do T-90.
Fonte: EXTRA