De acordo com a Secretaria de Saúde, é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento de um indivíduo. Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.
As características de pessoas autistas podem variar mas, as mais comuns são dificuldade em relacionar-se com outras pessoas, dificuldade em manter um contato visual, repetir sempre as mesmas palavras e sons, brincar com os mesmos brinquedos, não ter medo de situações perigosas, dificuldade em adaptar a uma nova rotina, etc.
O Transtorno do Espectro Autista – TEA, não tem cura, porém seus sintomas podem ser diminuídos e controlados, sendo possível melhorar a qualidade de vida por meio de uma equipe multidisciplinar. Cada tratamento será especifico para o paciente com transtorno desde leve a severo.
O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores. No Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, de Novo Gama, são realizados atendimentos voltados ao autismo, realizando tratamento periódico com os autistas, psicoterapias e medicamentos.
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Kennya Rodrigues, ressalta a importância da conscientização e do cuidado para que as crianças do município tenham uma qualidade de vida melhor.
“Ainda temos um tabu grande em relação aos atendimentos psiquiátricos/psicológicos, e essa conscientização sobre a necessidade de fazer um tratamento eficaz é muito importante. No nosso município há muitas crianças procurando atendimento psicológico e psiquiátrico por serem “diferentes” e tendo essa identificação até por parte da família, facilita o acesso ao atendimento necessário.’, ressalta.
Outro parceiro importante para o tratamento no município de Novo Gama, é a Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, onde são realizadas diferentes oficinas para auxiliar no tratamento. Entre elas terapia ocupacional, música, dança, artesanato e informática.
A Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, também realiza atividades e faz um papel integrativo aos autistas, possibilitando um trabalho com multiprofissionais, o que possibilita uma socialização eficaz, melhor interação, e principalmente um acompanhamento às famílias, promovendo um acolhimento e uma humanização nesse processo de qualidade de vida e bem estar.
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, fica localizado na Quadra 16/17 – Área Especial – Lunabel 3A. Enquanto a Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, na Quadra 12, Lote 12/24 – Bairro Boa Vista.
Para mais informações: (61) 9 9288-9910