Nesta sexta-feira (27), a Delegacia de Repressão à Corrupção— DRCor, do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado— Decor deflagrou a Operação *Terra Nullius para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência de ex-servidora da Administração Regional do Riacho Fundo.
A ação ocorreu em decorrência de investigação visando apurar a notícia de que a investigada estaria extorquindo moradores da região da Colônia Agrícola Sucupira sob o pretexto de evitar fiscalizações.
Segundo os elementos de prova até então colhidos, a ex-servidora teria exigido, com recorrência, quantias em dinheiro e frações de lotes às vítimas, sob a ameaça de direcionar fiscalizações da Administração Regional e do DF Legal para promover derrubadas de residências. De fato, verificou-se que a servidora atuava na Gerência de Fiscalização, da Administração.
“As buscas visaram à reunião de outros elementos probatórios que sirvam para confirmar, ou refutar, os fatos em apuração”, explica o delegado-chefe adjunto do DRCor, Gabriel Oliveira Eduardo.
Até o momento, há indícios do crime de concussão praticado contra duas vítimas diferentes. “Caso condenada, a ex-servidora estará sujeita a pena de até 16 anos de reclusão, e multa, podendo a pena aumentar, caso sejam identificadas novas vítimas”, finaliza Eduardo.
*O nome da operação faz alusão ao termo em latim Terra Nullius, que significa terra de ninguém.
Assessoria de Comunicação/DGPC