A saúde da terceira idade é um tema que precisa ser amplamente debatido. Neste ano, comemora-se os 20 anos da criação do Estatuto da Pessoa Idosa, o qual assegura gratuidade de medicamentos e transporte público, além de medidas que visam proteger e dar prioridades aos idosos.
Pensando em preservar a dignidade e melhorar a qualidade de vida da terceira idade, o município criou o Centro de Convivência do Idoso, com objetivo de promover o envelhecimento saudável e proporcionar interação, estimulação, lazer e atividade física aos participantes.
Além desta unidade, a Secretaria de Saúde tem realizado consultas periódicas para acompanhar a saúde desses idosos. Uma ação realizada pela ESF II Casinha Lunabel que merece destaque, foi a elaboração de um mapa que auxilia uma das pacientes a tomar corretamente o medicamento.
A enfermeira Letícia Andrade, explica que a iniciativa surgiu quando a equipe percebeu que a dona Antônia Maria possuía dificuldades em tomar as medicações nos horários corretos.
“É uma paciente diabética, hipertensa e que não sabe ler. Assim que observamos essa dificuldade, nossa médica, Hebe Soledad, elaborou um mapa com todo carinho contendo todas as medicações e horários. Ela reconhece a medicação pela caixinha, então, nossa médica imprimiu a fotinha e colocou no mapa”.
De acordo com a profissional, a equipe pretende realizar um levantamento sobre a quantidade de idosos não alfabetizados que existem no município. A partir de então, será possível estender o projeto para mais pacientes.