Os ônibus do Distrito Federal vão parar de receber dinheiro em espécie a partir de 1° de julho. O Cartão Mobilidade aparece como uma opção de forma de pagamento, e ele pode ser emitido de graça (veja mais abaixo como fazer o cartão).
Os ônibus também vão aceitar pagamentos no cartão de débito e crédito . A mudança foi oficializada por meio da Portaria 78 da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 16 de maio.
Segundo a Semob, o cartão Mobilidade, de caráter pessoal e intransferível, é indicado para todos os usuários do transporte público, sem restrições. É possível solicitar o serviço pelo site ou presencialmente em um dos postos do Banco de Brasília – BRB Mobilidade.
👉 Passo a passo para pedir o cartão pelo site:
👉 Para solicitar o cartão presencialmente, em um posto da BRB Mobilidade:
Para solicitar o cartão de forma presencial, basta a ir em um dos postos do BRB Mobilidade. Há postos nos seguintes locais:
👉 Confira o passo a passo para pedir o cartão em um posto, sem agendamento:
A recarga ou consulta de crédito no cartão pode ser feita através do aplicativo do BRB Mobilidade.
O Cartão Mobilidade permite que o usuário pague, ao todo, R$ 5,50 para realizar até três embarques no intervalo de 3h.
O intervalo entre os embarques deve ser de no mínimo um minuto. No entanto, o deslocamento deve ser realizado em um único sentido, ida ou volta.
Ativar som
Secretário de Mobilidade do DF fala sobre fim do dinheiro em espécie nos ônibus
As mudanças na forma de pagamento foram anunciadas pelo secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, no início de maio. A regra foi publicada no dia 16 do mesmo mês, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), por meio da Portaria 78 da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
Os pagamentos serão aceitos por meio de cartão de débito, crédito ou do cartão BRB Mobilidade. De acordo com a Semob, testes do novo sistema estão sendo realizados em 134 ônibus, mas todos continuam aceitando o dinheiro em espécie.
"O pagamento das passagens por meio eletrônico será implantado de forma gradual, a partir de julho, iniciando pelas linhas de ônibus onde há menor quantidade de pagamento em dinheiro", explica a secretaria.