A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Gênesis, na manhã desta terça-feira (18/10), para repressão do crime organizado e do tráfico internacional de drogas. Cerca de 100 policiais cumprem 20 mandados expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos (SP), dos quais três são de prisão preventiva e 17, de busca e apreensão.
A Justiça também determinou o sequestro de imóveis e veículos, bem como de todos os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome de sete investigados.
A apuração começou em novembro de 2021 e, no período, a polícia apreendeu, aproximadamente, 1,6 tonelada de cocaína em três eventos. O primeiro ocorreu em Hamburgo, na Alemanha; os demais, em Santos, com cargas destinadas à Antuérpia, na Bélgica, e a Durban, na África do Sul.
A organização criminosa atuava na cadeia logística de tráfico transfronteiriço de entorpecentes, segundo a PF. O grupo camuflava a carga ilegal em meio a mercadorias lícitas. A corporação reforçou que a quadrilha contava com meios aprimorados para levar quantidades de cocaína a países da Europa e África.
Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas variam de 10 a 25 anos de reclusão.
Gênesis
O nome da operação faz alusão a primeira apreensão, que deu origem ao procedimento, criando mecanismos que permitiram identificar os mandamentos que norteavam a atuação da organização criminosa.