noticias Seja bem vindo ao nosso site RELÂMPAGO NEWS!

Curiosidades

Opala, pedra preciosa descoberta pela Nasa em Marte, é encontrada em apenas dois lugares da Terra

Publicada em 24/01/23 às 15:11h - 16 visualizações

RELÂMPAGO NEWS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Opala, pedra preciosa descoberta pela Nasa em Marte, é encontrada em apenas dois lugares da Terra  Compartilhar a noticia Opala, pedra preciosa descoberta pela Nasa em Marte, é encontrada em apenas dois lugares da Terra  Compartilhar a noticia Opala, pedra preciosa descoberta pela Nasa em Marte, é encontrada em apenas dois lugares da Terra

Link da Notícia:

Opala, pedra preciosa descoberta pela Nasa em Marte, é encontrada em apenas dois lugares da Terra
 (Foto: RELÂMPAGO NEWS)
A Nasa, agência espacial norte-americana, encontrou opala em Marte. A descoberta foi divulgada em artigo científico publicado no fim de dezembro e representa uma vantagem em futuras investidas humanas no planeta. Isso porque a pedra preciosa é composta em parte por H₂O e pode, caso moída e submetida ao calor, liberar sua água.

Na Terra, em sua forma multicolorida, esse mineraloide só é encontrado na Austrália e no Piauí, mais especificamente na cidade de Pedro II, 206 km ao Norte de Teresina, onde, segundo pesquisadores, apenas 10% da opala foi explorada.

Rochas ricas em Opala preciosa são encontradas em Marte

Como é a extração
De acordo com historiadores, foi em 1969 que a primeira opala foi encontrada em Pedro II, por um homem que estava colhendo mandioca e avistou o pedregulho luminoso. O agricultor levou o achado para Teresina e teve a confirmação de que se tratava de uma pedra preciosa.

Após a descoberta, as pedras passaram a ser extraídas, de dentro de uma serra, por garimpeiros que olham atentamente para a terra em busca do colorido característico da opala.

Atualmente, existem cerca de 10 minas em atividade no município, que já movimentaram milhões de reais na economia local.

A extração só é feita no período de seca, porque as chuvas dificultam o garimpo. Mesmo assim, apesar da abundância do mineraloide na região, ele não é facilmente encontrado. Existe relato de garimpeiros que já passaram um ano sem encontrar a pedra.

Fonte: G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 98252-4696

Visitas: 69432
Usuários Online: 943
Copyright (c) 2025 - RELÂMPAGO NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!