Ao instituir o alerta amarelo, o INMET sinaliza a chance de chuvas com 50 mm por dia ou 30 mm por hora. Isso significa que ainda não há risco de tempestade, apesar da velocidade dos ventos poder chegar a 60 km/h.
A intensidade dos ventos é, inclusive, o principal motivo para o INMET acionar o alerta amarelo. Isso porque, ainda que o risco de alagamentos e temporais seja moderado, galhos de árvores podem cair e a chuva pode se transformar em granizo.
No alerta laranja, há alto risco de chuvas fortes e declínio da temperatura. Quando isso acontece, pode haver até 60 mm de chuva por hora e até 100 mm diários. A velocidade dos ventos pode variar de 60 km/h a 100 km/h, e a temperatura pode cair até 5ºC.
Nestes casos, há maior risco de alagamentos, corte de energia e temporais com potencial para causar estragos a pessoas e estruturas físicas.
O alerta vermelho indica a provável chegada de chuvas torrenciais e tempestades intensas. Quando este alerta for acionado, é preciso se preparar para 60 mm de chuva por hora ou 100 mm por dia.
O mais comum é que essas chuvas se prolonguem por dia. Isso aumenta os riscos, que incluem transbordamento de rios, desabamentos, inundações e prejuízos a lavouras.
Nestes casos, o INMET orienta que o desligamento do quadro geral de energia e procura por abrigos seguros, por exemplo. A orientação é sempre deixar os pertences em sacos plásticos que possam protegê-los da água. Em caso de emergência, ligue para os Bombeiros (telefone 193) ou Defesa Civil (199).