A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF) parece ter um amplo apoio popular. Ao menos é isso o que indica a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (23), segundo a qual 66% dos entrevistados são a favor de limitar as decisões tomadas por apenas um magistrado no Supremo.
De acordo com o levantamento, que ouviu 2 mil pessoas entre os dias 19 e 22 de outubro, 23% não concordam com a medida, enquanto outros 2% não concordam, nem discordam. Do total, 9% não sabem ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Os entrevistados também responderam sobre a implementação de mandatos fixos para os magistrados do Supremo. Ao questionamento, 68% dos consultados disseram ser favoráveis, enquanto 21% declararam que os ministros não devem ter um tempo determinado para ficar na Corte. Outros 2% não concordaram, nem discordaram; enquanto 9% não souberam ou não responderam.
Sobre a visão das pessoas em relação ao STF, 36% disseram ter uma imagem negativa do Supremo Tribunal Federal. O número se repete entre aqueles que veem a Corte de maneira regular. Os que têm uma visão positiva, por outro lado