A Imperatriz Leopoldinense venceu o Carnaval do Rio 2023 na última quarta-feira (22) e a comunidade não poderia estar mais feliz. Quem também celebrou a conquista foi Expedita Ferreira, a filha do Lampião, o grande homenageado no enredo da escola. "Não vim do Nordeste para o Rio para perder", disse ela.
Em entrevista ao portal Terra, a nordestina afirmou estar orgulhosa de ter a história de sua família contada no desfile. A agremiação contou a história do Rei do Cangaço com o samba-enredo 'O Aperreio do Cabra que o Excomungado Tratou com Má-Querença e o Santíssimo não deu Guarida'.
“É uma emoção muito grande. Estou muito emocionada com essa homenagem feita ao meu pai. Estou muito feliz e orgulhosa com tudo”, disse ela, que desfilou como destaque aos 90 anos.
A Imperatriz Leopoldinense levou para a Marquês da Sapucaí um desfile inspirado na literatura de cordel para celebrar a história de Lampião. Na apuração, a escola fez 269.8 pontos e levou o troféu para a casa, após jejum de 22 anos. Esse é o nono título da agremiação.
DO OUTRO LADO
Por sua vez, a Império Serrano ficou em 12º lugar ao fazer 256.6 pontos. A escola desfilou na Sapucaí com o enredo 'Lugares de Arlindo', que homenageava o sambista Arlindo Cruz. O cantor, que está debilitado por causa de um AVC, foi destaque em um dos carros alegóricos da agremiação.
A família do compositor, por sua vez, lamentou que a escola tenha voltado para a Série de Ouro - o Grupo de Acesso - do Carvanal do Rio. "É uma desmotivação profunda. A escola que vai subir já sabe que vai descer, porque ela está condenada, fadada, a saborear o sabor da vitória de subir para o grupo especial e o amargo da derrota em seguida”, disse Bárbara Cruz, esposa de Arlindo, para o Gshow.
Fonte: Revista Ana Maria