noticias Seja bem vindo ao nosso site RELÂMPAGO NEWS!

Brasil

Auxílio-reclusão maior que o mínimo? Entenda como funciona o benefício

Auxílio é de R$ 1.302, valor do mínimo; fake news afirmam que o benefício é de R$ 1.754, valor que na verdade é o salário para acesso ao benefício

Publicada em 17/01/23 às 20:52h - 9 visualizações

RELÂMPAGO NEWS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Auxílio-reclusão maior que o mínimo? Entenda como funciona o benefício  Compartilhar a noticia Auxílio-reclusão maior que o mínimo? Entenda como funciona o benefício  Compartilhar a noticia Auxílio-reclusão maior que o mínimo? Entenda como funciona o benefício

Link da Notícia:

Auxílio-reclusão maior que o mínimo? Entenda como funciona o benefício
 (Foto: RELÂMPAGO NEWS)
O reajuste do auxílio-reclusão, autorizado junto com os outros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), virou alvo de debates e fake news em grupos bolsonaristas e em redes sociais. Circula a informação falsa que o governo Lula aumentou o benefício para familiares de presos em regime fechado ou semi-aberto e, assim, ele passou a ser maior que o salário-mínimo.

A informação é falsa. O valor pago como auxílio-reclusão é o do salário-mínimo vigente em 2023, de 1.302 reais. O valor do mínimo, 7,42% maior que os 1.212 reais, teve o aumento autorizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda em 2022, ou seja, não é maior que o piso nacional. Pela lei, nenhum benefício do INSS pode ser menor que o piso nacional. As mensagens falsas afirmam que o governo de Lula subiu o benefício para 1.754 reais. Esse valor, na verdade, corresponde ao limite do salário de contribuição ao INSS que o detento tinha antes de ser preso para que pudesse ter acesso ao benefício.

“Somente preso que paga o INSS, e neste padrão salarial, tem acesso ao benefício”, afirma o advogado previdenciário Rômulo Saraiva. “O auxílio reclusão corresponde a 0,64% de todos benefícios do INSS”, acrescenta, Saraiva.

A fake news nos grupos bolsonaristas tem como plano de fundo o reajuste de 5,93% sobre os benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo a lei, os benefícios e regras de acesso à Previdência são reajustados pelo INPC do ano anterior, que subiu 5,93%.

Fonte: Veja



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 61 98252-4696

Visitas: 70288
Usuários Online: 1790
Copyright (c) 2025 - RELÂMPAGO NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!