#NoEntornoTem: espaço valoriza produtos regionais na SEDF-GO

Quem chega à recepção da Secretaria do Entorno do DF de Goiás (SEDF-GO), em Brasília, agora encontra um pedacinho de cada uma das 13 cidades que compõem a região. Mel, vinhos artesanais, geleias, doces caseiros, sabonetes naturais, cachaças e muito mais dividem o espaço em uma mostra que celebra a diversidade e a qualidade da produção local.

A ideia nasceu na feira #NoEntornoTem, que, pela primeira vez, reuniu produtos de todas as cidades da Região Metropolitana do Entorno (RME), além de Abadiânia e Alexânia. O sucesso da iniciativa inspirou a criação dessa “lojinha do Entorno”, um espaço permanente de valorização da cultura, do agro e do artesanato regional.

Cada município ganhou seu cantinho na vitrine, preenchido com produtos escolhidos pelos próprios produtores. Os itens ficam disponíveis para compra por servidores, visitantes e pela população em geral — sempre com novidades, de acordo com a sazonalidade e a variedade da produção local.

A criação deste espaço é uma ação estratégica de valorização da produção regional e fortalecimento da economia dos municípios do Entorno. “Ao reunir produtos, promovemos visibilidade, incentivamos a comercialização e estimulamos cadeias produtivas ligadas ao agro, ao artesanato e à economia criativa. Nosso objetivo é transformar esse espaço em uma vitrine contínua das potencialidades da região, ampliando oportunidades e integração entre os 13 municípios”, disse o secretário do Entorno, Pábio Mossoró.

Quem organiza o espaço é um dos assessores da Superintendência de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado da SEDF-GO, Thiago Oliveira. “Esse espaço é mais do que uma vitrine. É um símbolo concreto do nosso reconhecimento à produção local e ao talento dos nossos empreendedores”, disse.

O que já tem por lá?

Cristalina – Cachaças artesanais

Cocalzinho de Goiás – Vinhos, cosméticos naturais e fitoterápicos

Luziânia – Manteigas e suspiros artesanais

Alexânia – Mel e derivados

Cidade Ocidental – Marmelada

Planaltina de Goiás – Geleia e chá de mirtilo

Formosa – Cachaça e dermocosméticos

Novo Gama – Doces, geleias caseiras e destilada de cana

Padre Bernardo – Baru, açafrão e doces típicos

Santo Antônio do Descoberto – aguardente, fermentado e geleia de jabuticaba

Valparaíso de Goiás – artesanato

Águas Lindas – vinho

Abadiânia – Mel e derivados e conserva de pimenta

Fotos: Leandro Neves

Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás

Related posts

Prefeitura de Novo Gama autoriza construção de nova creche no Residencial Alvorada

PREFEITURA DE NOVO GAMA AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE NOVA CRECHE NO RESIDENCIAL ALVORADA

GOVERNO DE NOVO GAMA REALIZA OPERAÇÃO CARNAVAL SEGURO EM FRENTE À RODOVIÁRIA